Anais

Título: NFT NO VAREJO: ESTUDO DE VIABILIDADE MERCADOLÓGICA E TECNOLÓGICA NO MERCADO BRASILEIRO

Proponente(s): CARNEIRO, A. G.

Aluno(s): Beatriz Silva
Josnei Maicon Elias Costa Riva
Josnei Maicon Elias Costa Riva
Josnei Maicon Elias Costa Riva

Área: Ciências Sociais Aplicadas

Programa: Squad Anima Hub

Resumo: Os tokens não fungíveis (NFTs), hoje em dia, podem ser denominados como tokens digitais únicos baseados em blockchain que representam ativos digitais, como: arte, música, vídeos e até mesmo itens de jogos digitais. Possuem como principais características a unicidade, onde ao contrário das criptomoedas não são intercambiáveis, e utilizam a tecnologia blockchain para provar sua autenticidade e propriedade de ativo digital. Visionando que há uma inovadora possibilidade de mercado dos NFTs serem adotados no varejo brasileiro como forma de quitar compras, armazenar benefícios e pontos, nos deparamos com a problematização de como essa checagem de autenticidade e de propriedade do NFT se daria na prática? Será que na sociedade teria uma adoção desse novo método? Como poderia se garantir a segurança de checagem desse proprietário e da autenticidade do NFT? Esses são tópicos que nortearam esse estudo. Serão utilizadas pesquisas exploratórias /qualitativas para testagens da aceitação mercadológica, tanto do consumidor quanto das empresas, e do protótipo.

Resumo Expandido: